Vivemos num tempo onde a inteligência é muito valorizada, paga-se pela inteligência, os inteligentes são disputados no mercado de trabalho. Acho que não seria exagero afirmar que a inteligência do homem é que move a sociedade. Toda ideia bem sucedida é resultado da inteligência de alguém, alguém pensou, repensou e finalmente executou. São essas ideias, colocadas em prática, que têm transformado o mundo. Não restam dúvidas que foi Deus quem concedeu a capacidade de inteligência ao homem, assim, sendo obra dEle, acredito que Ele se alegra com aqueles que exploram essa capacidade.
Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. Provérbios 2:6
Mas, qual o valor que Deus dá à inteligência? Por certo, existe um valor para a inteligência… ela veio de Deus! A questão é: temos medido a inteligência de forma correta, será que ao atribuirmos valor à inteligência estamos utilizando os mesmos padrões de Deus? Nossa aferição está correta?
Ao estabelecermos um valor para a inteligência precisamos entender que esta difere da sabedoria. Precisamos entender que nem tudo que leva nome de inteligência é sabedoria. A inteligência está ligada à razão, ao conhecimento adquirido com a mente. Para ficar mais claro veja a definição da palavra:
“Faculdade de conhecer, de compreender: a inteligência distingue o homem do animal.”
Lendo a definição dada pelo Aurélio fica fácil entender que a inteligência é a manifestação natural de uma habilidade vinda de Deus. A inteligência é para ser usada na escola, na faculdade, no desempenho do seu ofício. Também podemos e devemos utilizar a inteligência nas nossas atividades da igreja.
Porém, não poucas vezes, a inteligência vai entrar em confronto com a sabedoria. E as duas não são a mesma coisa? Não!!!
A sabedoria também foi dada por Deus e possui um peso maior do que a inteligência. A sabedoria é o que faz a inteligência desempenhar bem o seu trabalho. Olha o que Provérbios 4:7 fala sobre a sabedoria:
“A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento.”
Deus tem prazer na inteligência, mas, sua maior alegria é ver alguém que entende que a sabedoria é a garantia do bom uso da inteligência.
Quando não entendemos que a sabedoria possui maior valor do que a inteligência, corremos o risco de nos tornarmos inteligentes vazios, inteligentes vazios só produzem resultados terrenos e tudo o que é terreno passará. A sabedoria nos garante a eternidade! A inteligência será enterrada.
“Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.” 1 Coríntios 1:19
O que fazer? Nunca deixe a inteligência andar longe da sabedoria. O que fazer quando a inteligência e a sabedoria entrarem em atrito? Faça o que fez o apóstolo Paulo, abra mão da inteligência e fique com a sabedoria!
“E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria.” 1Coríntios 2:1
Temos duas escolhas: ser um inteligente sábio e garantir nossa eternidade ou ser um inteligente e contentar-se com os aplausos dos homens.
Busque o conhecimento, mas, jamais se aparte da sabedoria.
Pr Rogério Oliveira
0 comentários :
Postar um comentário
Comentários ofensivos, de baixo calão ou preconceituosos são proibidos e sujeitos à remoção imediata.